67 98416 2030 - 3222 3464 Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06
Centro - Campo Grande - MS

O efeito inconsciente da desorganização

É interessante como a desorganização pode enviar sinais inconscientes para as pessoas ao nosso redor.

Por Francisco Teixeira - Psicoterapeuta e Educador Profissional
10/01/2024 · Saúde Mental

É interessante como a desorganização pode enviar sinais inconscientes para as pessoas ao nosso redor. Quando deixamos as coisas desorganizadas, estamos, de certa forma, comunicando que a bagunça é tolerada e aceitável. Isso pode influenciar o comportamento dos outros, levando-os a seguir o exemplo e contribuir para a desordem. A desorganização pode criar um ciclo negativo em que a bagunça aumenta progressivamente, afetando não apenas o ambiente físico, mas também o bem-estar emocional e mental.

Ao manter um espaço organizado, transmitimos uma mensagem clara de que valorizamos a ordem e o cuidado com o ambiente em que vivemos ou trabalhamos. Isso pode inspirar os outros a agirem da mesma forma e contribuir para a manutenção da organização. A organização não se limita apenas ao espaço físico, mas também se estende às nossas rotinas, comunicações e relacionamentos.

Portanto, ao refletir sobre a importância da organização, é essencial considerar o impacto que ela tem não apenas em nós mesmos, mas também nas pessoas ao nosso redor. Manter a ordem e a organização pode influenciar positivamente o comportamento dos outros e criar um ambiente mais harmonioso e produtivo para todos.

E você, como lida com a organização em seu ambiente?