67 98416 2030 - 3222 3464 Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06
Centro - Campo Grande - MS

Você é único (a)

Por Francisco Teixeira - Psicoterapeuta e Educador Profissional
30/10/2018 · Autoajuda

O ser humano é alguém com capacidade de criar, descobrir, refletir, tornar-se responsável, participar, desenvolver-se, aprender, sentir, raciocinar, adaptar-se ao meio, querer, e principalmente de amar. Cada pessoa nasce com possibilidades a desenvolver. O ser humano desenvolve suas possibilidades à medida que cresce como ser único.      

Para ser único você precisa exercitar sua consciência, tomar suas decisões, desenvolver seus dons e capacidades, declarar suas preferências, ter a sua maneira de encarar as coisas e situações. O fato de cada ser humano ser único é uma riqueza imensa. Precisamos de cada um como ele é. Embora único, você vive também com os outros. A partir daí você é também um ser social.

Como ser social, eu, ser humano, não vivo isolado, mas sim com os outros. Para crescer e viver, tanto espiritual quanto fisicamente, o ser humano necessita dos outros. Basta pensar nas coisas que usamos diariamente: não passaram pelas mãos de muitas pessoas? E aqui entra a capacidade de se relacionar. Parafraseando o velho Chacrinha, posso dizer: “Quem não bem se relaciona, se decepciona”.

É através de sua vivência, do colocar a serviço os dons e as qualidades e aceitar os serviços dos outros, usando as possibilidades de pensar, julgar e decidir antes de agir, que o ser humano crescerá como ser único e social, fazendo com que o relacionamento entre ele e os outros se tornem união e felicidade. De grande importância são os valores vividos nesse relacionamento tais como: amor, justiça, liberdade, técnica, dinheiro, saúde, educação, sexo, fraternidade, moda, divertimento, conhecimento.